4 destinos para se apaixonar pelo Rio Grande do Sul

sexta-feira, 24 de abril de 2020

O Rio Grande do Sul reserva lugares incríveis aos amantes de viagem. O charme de Gramado, as atrações da Quarta Colônia e o Vale dos Vinhedos são algumas opções que vamos mostrar para você se aventurar pelo estado. Quem sabe você não aprende todas as expressões gaúchas enquanto vive uma experiência incrível conhecendo lugares únicos?

1. Quarta Colônia

A Quarta Colônia se localiza no coração do Rio Grande do Sul, entre os verdes dos vales, as várzeas e campos do Planalto e da Depressão. Essa região combina tradição das culturas portuguesa, indígena, alemã e italiana. Essa diversidade cultural é um convite para conhecer um povo permeado de histórias. As atividades do lazer também são variadas: você pode realizar uma caminhada noturna e iluminada no Monte Grappa, em Ivorá, conferindo todas as belezas naturais. Se preferir, percorra o Caminho da Uva e das Águas em Silveira Martins, berço da Quarta Colônia. 

Conhecer o Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma, que conta com um acervo de mais de 50 mil nomes de imigrantes italianos, é outra parada obrigatória aos turistas. Visite também o Vale Vêneto, em São João do Polêsine, que preserva fauna e flora riquíssimas. 

2. Gramado e Canela

Essas duas cidades da Serra Gaúcha têm diversos atrativos e encantam os viajantes. Eventos culturais, culinária saborosa e paisagens inesquecíveis tornam os passeios por Gramado e Canela ainda mais agradáveis. Sequências de fondue não faltam na gastronomia local dessas cidades, assim como os chocolates de alta qualidade. Muitos turistas optam por ir no inverno, já que as baixas temperaturas favorecem a neve. Esteja preparado para sentir de perto a beleza da Região das Hortênsias, em Gramado, ou se impressione com a Catedral de Pedra, em Canela. 

3. Vale dos Vinhedos

Quando o assunto é boa gastronomia, atividades turísticas e muito charme, o Vale dos Vinhedos é a escolha certa. Famosa por suas vinícolas, cucas e casas de massa, destaca-se por sua imersão na cultura italiana. A região compreende uma rota rural que inclui três municípios: Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves (em que se encontra a maior parte do roteiro turístico). Os passeios contemplam belas paisagens e degustações incríveis de vinhos e espumantes como nas vinícolas Miolo e Salton. No intervalo entre uma vinícola e outra, sugerimos conhecer a produção de queijos artesanais ou uma pausa para um café. 

4. Parque Nacional de Aparados da Serra

Perto da posição mais oriental da divisa com Santa Catarina, o Parque Nacional de Aparados da Serra abrange uma área de aproximadamente 30.400 hectares. O maior atrativo do parque é o Cânion Itaimbezinho, com profundidade de até 700m. São três as ilhas abertas ao público, sendo a trilha do Vértice e a do Cotovelo as mais famosas. A Trilha do Rio do Boi é a que dá acesso ao interior do cânion. Aproveite para caminhar, contemplar a natureza, tomar banho de rio e realizar um piquenique nas áreas permitidas. É uma delícia!

4 destinos para se apaixonar pelo Rio Grande do Sul

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.

WhatsApp YourCode