Desbravando o Altiplano Andino: aventure-se no norte da Argentina

sexta-feira, 10 de julho de 2020

 Quando viajamos, sonhamos em viver experiências únicas. Alguns destinos conseguem transmitir sensações inesquecíveis através de uma cultura própria e paisagens memoráveis, como o norte da Argentina. 

Essa região, que na verdade é o noroeste conforme a divisão política local, engloba as provincias de Salta, Jujuy, Tucumán, Catamarca, La Rioja e Santiago del Estero, formando Altiplano Andino, maior planalto da América do Sul e que contempla partes do Chile, da Bolívia e do Peru. A localização reflete a influência espanhola com a tradição dos povos indígenas nativos dos Andes. A viagem é totalmente singular, mas você precisa estar preparado para a altitude: são 3.000 a 4.000 metros acima do nível do mar e clima mais árido. 

A paisagem impressiona: cactos gigantes (são os famosos cardones), montanhas coloridas devido à presença de minerais, estradas cenográficas, desertos de sal, vilas perdidas no tempo, vinícolas e picos nevados. Os melhores meses para aproveitar todas essas maravilhas é entre fevereiro e maio e agosto e novembro. Dezembro, janeiro, junho e julho têm as temperaturas extremas. O verão é normalmente chuvoso, já o inverno é seco. 

Os principais destinos de visitação incluem: 

  • Salta: cidade colonial próxima da Cordilheira dos Andes, com natureza exuberante e cercada por parques, montanhas e desertos. É um excelente local para conhecer a cultura andina e suas tradições. 

  • Quebrada das conchas: deserto que um dia foi mar, caracteriza-se pela presença de montanhas com cores fortes e formações rochosas retorcidas. A paisagem é bruta e árida. É uma das estradas mais marcantes do país.

  • Cafayate: fica a 180 quilômetros de Salta e se destaca pela produção de vinho e seus vilarejos. 

  • Cachi: fica a 100 quilômetros de Salta. É uma pequena vila com 5 mil habitantes e está nos altos das montanhas. O caminho até lá é preenchido por paisagens deslumbrantes. Você pode aproveitar e conhecer os cactos gigantes do Parque Nacional de Los Cordones. 

  • Salinas Grandes: segundo maior deserto de sal do mundo. Só por isso, vale a visita, né? 

  • Purmamarca: vila de dois mil habitantes, com várias casinhas de adobe e  montanhas coloridas. 

  • Tilcara: é um convite para os apreciadores de vales repletos de cenários áridos e de tirar o fôlego, com montanhas coloridas e cidadezinhas perdidas no tempo.

Nós aconselhamos que você converse com uma agência de viagem confiável para fazer o seu roteiro e conhecer todas essas belezas com segurança. Quem sabe seu próximo destino é o norte argentino? Pode apostar: você não vai se arrepender e terá histórias para a vida toda. 

Desbravando o Altiplano Andino: aventure-se no norte da Argentina

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.

WhatsApp YourCode