Ecoturismo: uma imersão consciente na natureza deslumbrante

segunda-feira, 18 de maio de 2020

O Ecoturismo, também chamado de turismo ecológico, é o tipo de viagem que permite ao turista conhecer e explorar a natureza de forma consciente, respeitando e preservando o meio ambiente. Hoje, é um dos segmentos que mais cresce, permitindo que os viajantes aprendam e se divirtam em atividades na natureza.

Esse segmento da atividade turística utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural buscando a formação de uma consciência ambiental. Quem opta pelo ecoturismo tem uma série de opções para se integrar com o ambiente natural, como a observação da fauna e flora, visita a formações geológicas e cavernas, observação astronômicas, mergulho, caminhadas, trilhas e safáris fotográficos. Muitas pessoas buscam realizar trilhas ou trekking, ideais para espíritos aventureiros. 

Trilhas são caminhadas ao ar livre que têm uma base onde o ponto de partida e de chegada é o mesmo. Caracteriza-se por percursos guiados, já demarcados. A intensidade é geralmente mais leve e não há pernoite na natureza. Já o trekking envolve esforço físico e superação, limitando-se geralmente aos 6000 metros de altitude. Pode exigir o uso de mapas e bússolas. Essa é uma experiência mais radical de imersão na natureza, mas a recompensa são paisagens inesquecíveis. Quando são percursos mais longos, é bastante comum montar barraca e acampar. 

Existem algumas dicas práticas que devem ser adotadas antes de se jogar no ecoturismo:

  • Pesquise sobre os lugares, suas histórias e as atrações antes de visitá-los.

  • Planeje. Considere vantagens e desvantagens de viajar com conta própria. Caso opte por uma agência especializada, dê preferência àquelas que se preocupam com a sustentabilidade.

  • Cuide a bagagem. Reduza ao máximo as embalagens. Leve roupas de cores neutras (para não causar estranheza aos animais) e escolha um protetor solar que não se dissolva em água, para não afetar a fauna e flora locais.

  • Respeite os animais. Controle o barulho para não assustá-los. Observe-os à distância e não dê alimentos. 

  • Lugar de lixo é no lixo. Leve com você um saco de papel para depositar o lixo produzido. 

  • Preserve os recursos hídricos. Use sabonete ou detergentes para não contaminar rios e lagos. Prefira modelos feitos com produtos naturais e que não agridam o meio ambiente. 

  • Não leve nada para casa. Sem arrancar flores, conchas e demais recursos da natureza. A simples passagem por um lugar já causa impactos. Que tal tirar uma foto e guardar na memória? 

  • Segurança é fundamental. Não se arrisque e respeite seu condicionamento físico. Ao pegar uma trilha, avise algum amigo sobre o horário provável de retorno e qual será o destino. Leve sempre lanterna, agasalho, capa de chuva, estojo com primeiros socorros, alimento e água. 

Agora, é hora de sonhar com o futuro: qual destino você amaria praticar o ecoturismo?

Ecoturismo: uma imersão consciente na natureza deslumbrante

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.

WhatsApp YourCode